Saúde e segurança

GRI 103-1, 103-2, 103-3 - Tema material: Saúde e segurança do trabalho
GRI 403-4, 403-9, SASB IF-HB-320a.1
Ação CIPA

A saúde e a segurança dos profissionais que trabalham para a Even (incluindo os terceirizados) estão em primeiro plano. Para tanto, todos os colaboradores alocados em nossos canteiros de obras passam por treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho. Somente após o término dos treinamentos de integração na área de segurança e procedimentos operacionais os colaboradores podem iniciar suas atividades.

Disponibilizamos e monitoramos o uso do Equipamento Individual de Proteção (EPI). Todos os meses nossas obras recebem visitas técnicas e auditorias voltadas para a conscientização dos colaboradores em relação à segurança, além de treinamentos específicos periódicos. No total, são 480 horas por ano de visitas técnicas consultivas do profissional de segurança no trabalho em cada obra e mais 80 horas/ano de treinamentos. Após esses esforços, atingimos, em 2021, todas as metas mensais de treinamentos de segurança (Gdfor), segurança em obras, liberação de equipamentos e de acidentes com afastamento superior a 15 dias.

Mantemos ativos os planos de remediação em nossa sede, como a regularização da licença AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), e aperfeiçoamos continuamente o Programa de Desenvolvimento Técnico de Obras, que regulamenta e monitora as diretrizes e rotinas dos nossos canteiros, por meio de metas de desempenho, medidas periodicamente.

Como trabalhamos com 100% de mão de obra terceirizada nas obras, qualquer queixa relacionada à segurança ou à saúde dos trabalhadores é feita diretamente ao sindicato. Quando isso ocorre, a engenharia da Even e o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) atuam prontamente na implementação de melhorias e medidas preventivas nas empresas terceirizadas contratadas e na Even, se for o caso.

O SESMT atua de forma a garantir que não ocorram casos de trabalho análogo à escravidão entre nossos fornecedores e na cadeia de valor. O monitoramento é feito por meio de fiscalizações, auditorias e pelo sistema Gestão de Documentos de Fornecedores (GDFOR). Isso assegura a conformidade com a legislação trabalhista, de que toda a mão-de-obra esteja registrada e certificada antes de entrar no canteiro de obras.

Em 2021, realizamos mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), dedicada também à saúde mental, espiritual, emocional, social, física e profissional dos colaboradores. O evento abordou os principais desafios do ano na questão de saúde e segurança e contou com a presença do velejador Lars Grael.

No setor de construção civil, a prevenção de acidentes e a mitigação de riscos é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro, principalmente aos profissionais que atuam nos canteiros de obras (galerias de pedestres, proteção de vizinhos, logística e mobilização de equipamentos).

Mapeamos os principais fatores de riscos relacionados à saúde e à segurança no trabalho no Mapa/Matriz de Riscos Estratégicos, ferramenta que auxilia na implementação da governança necessária para acompanhar a evolução dos riscos KRI (do inglês, Key Risk Indicators), e, com isso, reduzimos a exposição dos profissionais a esses riscos e potencializamos o bem-estar e a qualidade de vida.

Via auditoria interna, controlamos e vistoriamos a implementação dos programas relacionados à prevenção de acidentes e doenças no trabalho. Prova desse esforço é que conquistamos o selo Ouro no Prêmio Proteção Brasil, em 2021, um dos mais tradicionais reconhecimentos da área de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) em todo o país.

Investimos 2,31% do total de horas homens trabalhadas por colaborador em treinamentos específicos de segurança e saúde no trabalho.

Participamos em 2021, dos eventos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo (SRTE) e reuniões do Comitê Permanente Regional (CPR), para a estruturação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e implementação do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) nos nossos canteiros de obras a partir de janeiro de 2022.

Dispomos de programas para amplificar a cultura de segurança – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que auxilia na construção do Programa de Controle de Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção Civil (PCMAT) para os empreendimentos, cujo início de sua construção foi antes de janeiro de 2022, bem como os mecanismos para a participação e consulta dos colaboradores em relação a esse tema, entre eles:

  • Acompanhamento das ações da Cipa (Comissão de Prevenção de Acidentes) Obras e Cipa Escritório;
  • DSS (Diálogo Semanal de Segurança) – Diálogo semanal de segurança, realizado pelos Profissionais de Segurança do Trabalho em todas as obras;
  • CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – CIPA Centralizada Obra e Escritório, com diversos programas para prevenção de acidentes e melhoria no sistemas de gestão de segurança do trabalho;
  • Reuniões Periódicas de Análise de Acidentes;
  • RGE (Reunião Geral de Engenharia) – Reuniões Gerais de Engenharia, realizadas a cada 45 dias nas obras, com presença de todos engenheiros, coordenadores, diretoria e gerência para alinhamento dos processos, apresentação de resultados e retroalimentação;
  • Encontros com os Mestres – Realizado frequentemente para engajamento e alinhamento das mudanças nos processos;
  • Integrações de Segurança – Realizada todos os dias pelos Profissionais de Segurança do Trabalho;
  • Treinamentos em Obras – Também realizados pela área da Qualidade.

Nas reuniões de rotina da CPA (Comissão de Prevenção de Acidentes), composta por nossos representantes e da contratada, são discutidos temas relacionados à segurança do trabalho. Todos os assuntos são registrados em Ata especifica, processo que retroalimenta as empresas terceirizadas para melhorias nessa área.  

A Even registra e comunica todos os acidentes de forma corporativa ao SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), levantamento que ajuda a orientar e promover campanhas de mitigação de riscos nos canteiros de obras, e está presente em todas as ações ligadas à certificação da ISO 9001 e do PBQP-H.

Partimos sempre das legislações e normas vigentes, mas, ao invés do sistema PDCA (Plan-Do-Check-ACT, ou Planejar-Fazer-Verificar-Agir), adotamos condições de segurança e conforto que superam as exigências legais. Por nossos cuidados na área de segurança e saúde, já recebemos o Prêmio Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de São Paulo) e o Prêmio Proteção Brasil. Essa postura nos permitiu atingir 100% das metas corporativas e setoriais na área de Segurança do Trabalho no exercício.

Acidentes de trabalho, informações para empregados

GRI 403-9
  2019 2020 2021
Número de óbitos resultantes de acidente de trabalho 0 0 0
Índice de óbitos resultantes de acidente de trabalho 0 0 0
Número de acidentes de trabalho com consequência grave (exceto óbitos) 0 0 2
Índice de acidentes de trabalho com consequência grave (exceto óbitos) 0 0 0
Número de acidentes de trabalho de comunicação obrigatória 15 20 30
Índice de acidentes de trabalho de comunicação obrigatória 2,89 4,97 5,13
Número de horas trabalhadas 5.191.390 4.023.450 6.428.820

Nota: Não houve a exclusão de quaisquer trabalhadores deste conteúdo.

Copyright 2022 - Even - Todos os direitos reservados - CréditosSobre este Relatório - Política de privacidade
magnifiercrossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram