Somos um time de alta performance, que busca oferecer as melhores alternativas em todos os projetos e processos. Atualmente, estamos empenhados em fortalecer a cultura da inovação e tornar a Even ainda mais dinâmica e ágil para enfrentar os desafios dos novos tempos.
Nesse contexto, inclui-se a mudança que a pandemia causou na forma de trabalho das pessoas. Para muitos, o home office deixou de ser uma opção temporária em um momento de crise e se tornou uma nova realidade. Acreditamos que o imóvel será mais do que uma moradia; vai se tornar também uma plataforma de negócios e serviços, o que abre um leque de oportunidades para criar novos diferenciais em nossos empreendimentos.
A partir dessa convicção, aliamos a inovação em produtos e processos sustentáveis com tecnologia. Começamos, em 2021, com a digitalização dos processos, além do uso de um bot de respostas via chat, disponível no Portal da Even e em nosso App, e estamos investindo em startups. Embora ainda seja um modelo periférico que não permeia os processos da Even, desenvolvemos novas startups que irão dinamizar a cultura de inovação – uma das startups deve gerar o primeiro resultado financeiro positivo em 2022.
Tivemos novos aperfeiçoamentos também na plataforma eletrônica GDFOR (Gestão de Documentos de Fornecedores). O sistema, implantado há mais de cinco anos, permite o gerenciamento de colaboradores terceirizados e possibilita rígido controle de cadastros, verificação e atualização de documentos, além de treinamentos e política de acesso aos canteiros de obras.
Para novos materiais, o processo necessita da aprovação de todas as áreas competentes como forma de garantir a qualidade e a segurança do produto: passa pela pré-aprovação do Gerente de Obras e do Gerente Geral de Obras, que apresentam uma análise na Reunião de Operações. Na sequência, o Comitê de Operações verifica a viabilidade da implantação e encaminha ao departamento de engenharia da obra, que deverá identificar padrões e formulários e publicar a inovação no sistema, para que os novos materiais sejam rapidamente adotados em todas as obras. Algumas inovações ganharam destaque. Entre elas:
Bloco acústico, aplicado nas unidades, no poço de elevador, na caixa de escada e nas rotas de fuga;
Forro de piscina, com a adoção de um modelo mais moderno e seguro, o que representou melhoria em termos de qualidade; e
Mapeamento de fachadas com drone e diagnóstico com Inteligência Artificial (IA).
Em 2019, demos início também ao processo de digitalização nos canteiros. Atualmente, não temos mais papel nas obras e todos os processos são realizados em formato digital, como o recebimento de materiais, conferência de serviços e acompanhamento do Plano de Controle Tecnológico (PCT). Ao final da obra, todos os arquivos estão digitalizados e disponíveis para a área de Assistência Técnica. Ao todo, reduzimos a impressão de 45 mil folhas, deixando de emitir 140 Kg de CO2e por obra, o que equivale a 70 m² de florestas preservadas. Com o processo, ganhamos eficiência operacional, maior engajamento das equipes para aumento da conferência e qualidade do produto e maior análise crítica dos dados.
A Even vem implementando diversas ações para a melhoria de sua cibersegurança. Em 2018, foi criado o programa de gestão de vulnerabilidade (batizado de projeto London) e definida a política de segurança da informação. Ao longo de 2020 e 2021, realizamos, entre outras iniciativas, o upgrade de servidores, a substituição do gerenciador de rede e implantamos um novo sistema de antivírus, com proteção anti-ransomware.