Materialidade

GRI 102-40, 102-41, 102-42, 102-43, 102-44, 102-46, 102-47

Os temas materiais da Even passaram por revisão e atualização em 2021. O processo foi conduzido pela blendON, empresa especializada em consultoria de sustentabilidade, que realizou mais de 100 pesquisas online para validação de 22 temas, com os principais stakeholders que afetam ou são afetados pelas operações da Companhia: clientes, colaboradores, vizinhos, investidores, fornecedores, acionistas, financeiro, alta gestão e organizações da sociedade civil.

Consolidadas e ponderadas de acordo com o grau de relevância do grupo para a Even, as respostas permitiram identificar com mais objetividade 12 temas abrangendo questões sociais, ambientais e de governança corporativa a serem abordados neste Relatório e se transformaram em referência para a elaboração de novas metas corporativas. A atualização da materialidade da empresa ocorrerá com periodicidade mínima de 2 anos.

Tema material Descrição Atuação Even
 Governança corporativa Conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é administrada, bem como a comunicação para seus públicos de interesse sobre as ações internas. Sistema de Governança Corporativa sólido, tendo aderido ao segmento Novo Mercado de listagem na B3, o qual requer de seus participantes um padrão de governança corporativa altamente diferenciado em relação aos demais níveis de listagem na B3. Regras, sistemas, processos e práticas que se aplicam para controlar e dirigir a operação. Adoção de práticas de governança corporativa alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo do Grupo Even, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.
 Ética e integridade Questões relacionadas a ética, integridade e medidas anticorrupção. Canal de ética, para denúncias, de forma anônima, de descumprimento do Código de ética, incluindo assédio moral e sexual, o qual é recepcionado por empresa independente especializada e gerido pelo Comitê de Ética.
 Gestão de materiais e resíduos Conjunto de ações nas etapas de utilização de materiais na construção, e posterior coleta, transporte, tratamento, destinação final, disposição final e reciclagem ambientalmente adequada dos resíduos. Gestão de resíduos sólidos com Plano de Gestão de Resíduos (PGR) sistematizado com objetivos, metas e acompanhamento da geração, triagem e destinação adequada;
• Projetos de Logística Reversa para retorno dos resíduos aos fabricantes dos materiais;
• Homologação de Destinos Finais de Resíduos realizado pela área de Sustentabilidade e englobando questões ambientais, sociais e de saúde e segurança do trabalho;
Análise de viabilidade para incorporação de materiais sustentáveis e recicláveis nos produtos;
 Construção sustentável Inclusão de requisitos que trazem mais eficiência no uso de recursos naturais na construção e operação dos empreedimentos, e elevam a qualidade da entrega para o cliente. Exemplo: escolha de materiais menos agressivos ao meio ambiente e trazem mais conforto aos clientes. Construção de empreendimentos com alta durabilidade e com foco de atuação para redução de patologias. Projetamos empreendimentos para atender rigorosos níveis de desempenho e escolha de produtos incorporados mais sustentáveis.
 Gestão de energia Questões relacionadas ao gerenciamento do consumo de energia e seu seu uso eficiente. Gestão do consumo de energia elétrica nas obras com metas associadas a redução. Incorporação de iluminação com menor consumo de energia elétrica nas obras e produtos.
 Gestão da água Questões relacionadas ao uso eficiente da água, bem como o seu descarte. Inclui ainda as ações frente à situações de escassez hídrica. Gestão do consumo de água nas obras com metas associadas a redução. Incorporação de medidas para controle de consumo e não geração de efluentes.
 Biodiversidade e uso do solo Questões relacionadas ao impacto que a companhia gera direta e indiretamente na biodiversidade próxima a suas instalações. Inclui como sua operação interfere na composição do solo, a escolha do local das operações, ações de (re)plantio e conformidade ambiental com as normas ambientais relacionadas com as atividades da Even. Compensação de impacto no meio ambiente causado pela construção do empreendimento, quando requerido pelas autoridades.
• Obtenção de Licença Ambiental para os Projetos de Incorporação Imobiliária.
• Reaproveitamento de Solo isento de contaminação em obras da construtora ou mesmo de outras concorrentes
 Emissões atmosféricas e GEE Dispersão de gases poluentes e de gases do efeito estufa provenientes da operação direta e indireta da companhia. Inventário de GEE: adotamos a metodologia do GHG Protocol, ISO 14.064 e o Guia Metodológico do Sinduscon paa realização do cálculo do inventário de emissões dos gases do efeito estufa oriundos da fabricação, transporte e produção das obras. Adoção do TCFD como framework para atuação do tema com visão de longo prazo.
Relação com a comunidade e impactos na vizinhança Impactos econômicos, sociais e ambientais positivos (tais como geração de empregos, desenvolvimento da região) ou negativos (barulho, poluição), diretos ou indiretos decorrentes do negócio da companhia nas pessoas que vivem próximo ou afastadas das unidades de operação. Programa Ação Vizinho para comunicar a comunidade do entorno da obra sobre as fases mais impactantes e realizar a gestão dos resíduos recicláveis oriundos da vizinhança.
 Saúde e segurança do trabalho Questões como acidentes e doenças ocupacionais, e as medidas para prevenção destes eventos e que zelam pela saúde e bem estar dos colaboradores próprios e terceiros. Além de manutenção das conformidades trabalhistas Garantia da mão-de-obra qualificada e registrada nos canteiros de obra por meio de fiscalizações e plataforma especializada para atendimento à legislação trabalhista
 Desenvolvimento de colaboradores Desenvolvimento de programas que fomentem capacitação, educação continuada e retenção de colaboradores. Programas internos para desenvolvimento dos colaboradores para que atinja todo o quadro de funcionários: Programa Futureven para Assistentes Técnicos e Analistas para fomentar treinamentos e desenvolvimento de colaboradores internos para assumir cargos de liderança e reter talentos
Programa de Desenvolvimento de Líderes para Coordenadores e Gerentes
Programa de Remuneração Variável para os colaboradores do Grupo Even, específico por área e Programa específico para as obras (PDTO – Programa de Desempenho Técnico das Obras (8% associado a metas ESG)
Onboarding de Qualidade e ESG em todos os canteiros de obra - 2,3% das horas investidas em treinamento.
 Relacionamento e satisfação dos clientes Questões relacionadas a satisfação e experiência do cliente pelo produto/serviço prestado. NPS como macrometa não financeira e constante evolução na gestão da satisfação dos clientes.
Incorporação do conceito do Produto Fantástico para maximizar o uso dos imóveis, com o  desenvolvimento de Produtos Fantásticos, que atendam às demandas cotidianas dos clientes, focamos em 7 pilares principais:  Concepção, Conceituação, Qualidade de Construção, Serviços de Excelência, Segurança, Conveniências e Relacionamento.

Construção

  • Monitoramento do processo
  • Forma de Gestão
  • Indicadores
  • Políticas e Procedimentos
  • Entrevista com a Diretoria
  • Consulta a Stakeholders
  • Benchmark e Cases de Sucesso
  • Planejamento Estratégico

Materialidade ESG

Continuidade da jornada ESG

  • Objetivos e Metas
  • Oportunidades de Melhoria
  • Riscos
  • Agregar valor ao processo
  • Corroborar para Macrometas
  • Estratégia ESG Even
  • Engajamento dos Stakeholders
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