Os riscos representados pelas mudanças climáticas são indiretos ao nosso negócio. Acreditamos que o único potencial impacto está associado aos riscos físicos que enchentes e desastres naturais podem representar à construção e à ocupação dos nossos empreendimentos. Por essa razão, não temos mapeado o risco das mudanças climáticas diretamente associado à construção e ao uso dos imóveis.
Atualmente, tratamos esses riscos como um dado de entrada importante para estudos sobre a melhor forma de estruturar nossos canteiros de obra e assegurar o abastecimento de água e energia, já que a falta de chuva em períodos de seca pode afetar o fornecimento de água e elevar o custo com energia nos canteiros. Cientes disso, utilizamos água de caminhão pipa como alternativa à água da concessionária e estamos estudando a possibilidade de adicionar fontes de energia limpa aos nossos canteiros.
Em nossos empreendimentos, são tomadas todas as precauções antes do início das obras, visando garantir a melhor fundação possível e evitar qualquer tipo de dano futuro relacionado à erosão de taludes ou mesmo a um potencial deslizamento devido a fortes chuvas. O mesmo se aplica na estrutura, com a escolha das melhores proteções para evitar queda de materiais. Entre outras ações, realizamos estudos para garantir a correta execução dos procedimentos e temos consultores específicos para acompanhar os trabalhos da fundação e descontaminação do solo (quando aplicável).
No intuito de combater as mudanças climáticas, compensamos as emissões de carbono por meio da certificação Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). A preocupação é reflexo do nosso empenho em participar ativamente na criação de soluções inovadoras, que possam limitar o aumento da temperatura média do planeta e cumprir as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris. Em 2021, a Even conseguiu esse certificado para 3 empreendimentos:
6.646 CERs, equivalentes a 6.646 toneladas de CO2
6.582 CERs, que equivalem a 6.582 toneladas de CO2
4.000 CERs, correspondentes 4.000 toneladas de CO2
Somadas, essas compensações representaram 17.228 toneladas de CO2, obtidas com a captura de biogás em aterro sanitário. Cabe salientar que os Seguros de Obras não dispõem de cláusulas sobre mudanças climáticas, apenas cobertura para obras civis e/ou serviços de montagem e instalação de máquinas e/ou equipamentos.