A saúde e a segurança dos profissionais que trabalham para a Even (incluindo os terceirizados) estão em primeiro plano. Para tanto, todos os colaboradores alocados em nossos canteiros de obras passam por treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho. Somente após o término dos treinamentos de integração na área de segurança e procedimentos operacionais os colaboradores podem iniciar suas atividades.
Disponibilizamos e monitoramos o uso do Equipamento Individual de Proteção (EPI). Todos os meses nossas obras recebem visitas técnicas e auditorias voltadas para a conscientização dos colaboradores em relação à segurança, além de treinamentos específicos periódicos. No total, são 480 horas por ano de visitas técnicas consultivas do profissional de segurança no trabalho em cada obra e mais 80 horas/ano de treinamentos. Após esses esforços, atingimos, em 2021, todas as metas mensais de treinamentos de segurança (Gdfor), segurança em obras, liberação de equipamentos e de acidentes com afastamento superior a 15 dias.
Mantemos ativos os planos de remediação em nossa sede, como a regularização da licença AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), e aperfeiçoamos continuamente o Programa de Desenvolvimento Técnico de Obras, que regulamenta e monitora as diretrizes e rotinas dos nossos canteiros, por meio de metas de desempenho, medidas periodicamente.
Como trabalhamos com 100% de mão de obra terceirizada nas obras, qualquer queixa relacionada à segurança ou à saúde dos trabalhadores é feita diretamente ao sindicato. Quando isso ocorre, a engenharia da Even e o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) atuam prontamente na implementação de melhorias e medidas preventivas nas empresas terceirizadas contratadas e na Even, se for o caso.
O SESMT atua de forma a garantir que não ocorram casos de trabalho análogo à escravidão entre nossos fornecedores e na cadeia de valor. O monitoramento é feito por meio de fiscalizações, auditorias e pelo sistema Gestão de Documentos de Fornecedores (GDFOR). Isso assegura a conformidade com a legislação trabalhista, de que toda a mão-de-obra esteja registrada e certificada antes de entrar no canteiro de obras.
Em 2021, realizamos mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), dedicada também à saúde mental, espiritual, emocional, social, física e profissional dos colaboradores. O evento abordou os principais desafios do ano na questão de saúde e segurança e contou com a presença do velejador Lars Grael.