Ao longo dos mais de 40 anos de atuação no mercado, buscamos proporcionar um bom ambiente de trabalho a todos os colaboradores terceirizados e estabelecer um relacionamento baseado na ética, na transparência e na responsabilidade com nossos fornecedores. Todas as empresas passam por um processo de integração feita pelos profissionais do SESMT Even (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), e todos os contratos incluem cláusulas de respeito aos direitos humanos.
Realizamos avaliações mensais dos fornecedores para assegurar que ofereçam condições dignas e seguras de trabalho e estejam enquadrados em nossas regras e rotinas, bem como para verificar se estão alinhados com os nossos valores. Antes de qualquer contratação, analisamos o histórico das empresas por meio das plataformas Instant Ofac e Transparência Brasil, o que evita qualquer tipo de associação com fornecedores envolvidos em esquemas de corrupção ou alguma espécie de sanção, desvio ou fraude.
Desde 2015, utilizamos a plataforma eletrônica GDFOR (Gestão de Documentos de Fornecedores), mecanismo que já integrou aproximadamente 100 mil colaboradores a nossa rede. A ferramenta pode ser acessada por nossos colaboradores de qualquer ponto com acesso à internet, permitindo rígido controle dos profissionais terceirizados, além de oferecer treinamento e acesso aos canteiros de obras.
Para os colaboradores, o sistema é uma garantia de trabalhar protegido pelas exigências legais; para o fornecedor, significa maior agilidade e redução de custos, por permitir o acesso seguro a diferentes canteiros de obras.
Temos uma área de suprimentos centralizada, o que garante que todos os critérios da Companhia sejam respeitados e seguidos no momento da contratação e/ou compra dos materiais e serviços. Todo novo fornecedor da Even passa por um processo de avaliação abrangente e contínuo, no qual são analisados critérios ambientais e sociais, que incluem desde requisitos de qualidade do material utilizado e dos trabalhos executados até a utilização de boas práticas sustentáveis e boa relação com todos os colabores próprios e terceiros.
Entre 2019 e 2021, passaram por esse processo de avaliação e foram contratados 110 novos prestadores de serviço. Visando reduzir o impacto ambiental de nossas obras, buscamos trabalhar com fornecedores próximos de nossos canteiros. Atualmente, das 10 principais famílias de materiais adquiridos, 92% vêm de produtores e beneficiadores localizados em um raio de 300km.
Coerente com nossas diretrizes estratégicas voltadas para a sustentabilidade, realizamos também visitas de homologação aos destinos finais de resíduos e solo. Em 2021, visitamos quatro destinos finais, dos quais três foram aprovados e estão sendo utilizados pela Even e um foi reprovado por falta de documentação.
Dispomos de um check list específico para esse processo, que contempla análise de condições associadas à portaria, controle de documentação, segurança do trabalho, gestão de resíduos (armazenamento e destinação final), controle de ruídos, efluentes e controle contra sedimentação e erosão. O processo é padronizado e todos os locais são visitados para homologação. Caso não seja homologado, comunicamos todos os envolvidos e proibimos o uso por qualquer de nossas obras.
Visitas de Homologação de Destinos Finais
Visita feita por Engenheiros de obra, Equipe de Suprimentos e Sustentabilidade
Avaliação feita com Check List personalizado com foco nas questões ambientais e sociais (além da exigência legal) considerando sete categorias e matriz de risco e impacto:
A tomada de decisão e homologação final é realizada de acordo com a nota final da visita, considerando metodologia própria da Even.