Nossa atuação é guiada por princípios éticos, em conformidade com as leis do país e as melhores práticas de mercado. O Código de Conduta materializa o compromisso que temos em ser uma empresa ética e que atua em conformidade com a legislação brasileira e mercado em que atuamos– como forma de contribuir para uma sociedade cada vez melhor – e orienta nossos colaboradores para que adotem uma atuação transparente na solução de problemas, gerando um ambiente de trabalho apto a superar obstáculos de forma honesta, justa e igualitária.
Mantemos um Canal de Ética terceirizado, desde 2014, que funciona 24 horas, sete dias por semana. Por meio desse recurso, recebemos denúncias de fatos que não estejam de acordo com a cultura ética da Companhia, com garantia de anonimato, além do registro de dúvidas e sugestões sobre o nosso Código de Conduta.
Os relatos são feitos por meio do Contato Seguro, empresa terceirizada que mantém as informações em sigilo. Cada relato passa por análise, realizada com total independência, cautela e responsabilidade, de maneira justa e imparcial. Se o relato for confirmado, a Companhia é informada, para adotar as providências necessárias. Todos os registros recebem uma resposta, que poderá ser consultada no próprio Canal, por meio do protocolo informado no momento do relato.
Regularmente, nossos colaboradores passam por treinamento relativo ao Código de Conduta, para tirar dúvidas e se inteirar de eventuais atualizações. Em 2021, realizamos treinamentos nas obras a respeito do nosso Programa de Compliance e Canal de Denúncias, atingindo 91% de participação.
Ao longo do exercício, atualizamos o processo de contratação de fornecedores e implementamos o Código de Conduta do Fornecedor, inicialmente divulgado para os fornecedores mais significativos e de maior risco, que fará parte do processo de contratação de novos fornecedores a partir de 2022.
O Programa de Compliance é orientado por um sistema de mapeamento e mitigação de riscos de ética e integridade, com controle para a prevenção a conflitos de interesses, combate à corrupção e lavagem de dinheiro. O programa responde pelo treinamento e desenvolvimento da cultura de integridade dentro da Companhia, monitorando brindes e presentes, políticas e normas alinhadas com as melhores práticas de mercado. Temos como prática disseminar, em toda a nossa estrutura, a cultura de compliance, baseada no nosso Código de Conduta.
Possuímos fichas de todos os riscos relacionados à conduta antiética, corrupção e fraude. Como plano de ação para aperfeiçoar nossos controles internos, estamos estruturando o Compliance Risk Assessment (“CRA”, ou Avaliação de Riscos de Compliance), projeto que proverá o diagnóstico e a mensuração da classificação dos riscos relacionados a Compliance, a ser implementado em 2022.
Como prática, mantemos um contínuo controle voltado ao combate à corrupção. Em 2021, comunicamos aos colaboradores sobre as políticas e os procedimentos de combate à corrupção adotados pela organização e também realizamos a capacitação sobre o tema, através do sistema e-learning.
Colaboradores que ingressam na Even são registrados em uma ferramenta específica de treinamentos de Compliance e têm o prazo de sete dias para realizar os cursos. Em novembro de 2021, realizamos a Semana da Integridade, destinada a todos os profissionais, que objetivou difundir os conceitos de ética e integridade defendidos pela Companhia.
Ferramenta utilizada para combater condutas criminosas e prejudiciais à Even e a toda a sociedade. O sistema tem a missão de identificar criminosos que pretendam utilizar nossos produtos para ocultar dinheiro de origem ilícita. Em 2021, adotamos novas ferramentas tecnológicas para a melhoria do programa.
O Programa de Compliance ajuda a estabelecer diretrizes e procedimentos para assegurar que todos os integrantes da Companhia e aqueles que atuam em nosso nome estejam conscientes de que devem adotar procedimentos em conformidade com as legislações aplicáveis. A Companhia dispõe, ainda, de diversas políticas relacionadas a Compliance, dentre elas:
Dispomos de um portal de Conflito de Interesses, que permite expor situações de conflito de interesses para a equipe de Compliance, que imediatamente adota as medidas necessárias para mitigar os riscos. Todo colaborador ao ser contratado deve preencher o formulário de conflito de interesses, assim como os fornecedores durante o processo de due diligence (avaliação de fornecedores).
As informações são analisadas pela equipe de Compliance e compiladas em nossa base de dados, o que possibilita revelar e antecipar possíveis conflitos de interesse aos stakeholders. Um conflito de interesses pode ser caracterizado como um ato praticado com a finalidade de alcançar vantagens particulares para si, familiares ou terceiros em detrimento da empresa, expondo a organização a possíveis danos e/ou prejuízos. Adicionalmente, existe uma reciclagem anual dos Conflitos de Interesses.