Gestão da sustentabilidade

Desde 2008, a Even está fortemente vinculada à bandeira da sustentabilidade, incentivando e promovendo a adoção de práticas sustentáveis em todos os processos operacionais, como reciclagem, reuso e reaproveitamento de materiais. Em 2010, constituímos formalmente a Área de Sustentabilidade e, no ano seguinte, criamos o Comitê de Sustentabilidade para definir, estruturar e acompanhar as iniciativas relacionadas ao tema. Neste ano, para reforçar o compromisso com os temas ESG, implantamos a Comissão de Sustentabilidade, que passou a concentrar o controle de processos e a atuar em todos os setores da Companhia.

Multidisciplinar, a Comissão de Sustentabilidade conta com a participação de gerentes de diversas áreas da Even e atua em práticas e mecanismos que englobam, entre outros pontos, cláusulas em contratos que obrigam fornecedores a cumprir diversas regras, com verificação por auditoria externa, uso mais consciente de materiais para reduzir o desperdício e digitalização de processos para diminuir o consumo de papel. A Comissão também é responsável por acompanhar e validar o relatório de sustentabilidade  e pelo apoio e implantação de objetivos e metas ESG que permeiem toda a empresa.

Em paralelo, instituímos uma área interna de novas tecnologias para a prospecção de materiais de baixo impacto ambiental e maior eficiência, e pesquisamos novas tecnologias capazes de contribuir para o aumento do controle de nossos impactos.

Política de Sustentabilidade

Definimos uma Política de Sustentabilidade com a finalidade de estabelecer as diretrizes de sustentabilidade para gerir as práticas ESG. O intuito é garantir que estejam permeadas na cultura da Even e consideradas em todos os processos de tomada de decisões. (clique aqui para ver as diretrizes de nossa Política de Sustentabilidade).

Essas premissas demonstram o valor da sustentabilidade em todos os níveis da Organização e são parte do alinhamento entre o foco estratégico e o compromisso permanente com o tema, definindo nossos compromissos como Companhia e dando sustentação à nossa visão de sustentabilidade empresarial.

Nossa Política de Sustentabilidade é destinada a todas as empresas do grupo Even, colaboradores, autônomos, estagiários, temporários e estatutários. É aplicável também aos parceiros, fornecedores, prestadores de serviço e qualquer pessoa, física ou jurídica, que venha a se relacionar com a Even. Buscamos estimular e conscientizar as partes interessadas a promover um desenvolvimento econômico saudável, ambientalmente correto e de impacto social positivo.

Compromisso

Nosso compromisso é incorporar, de forma efetiva e contínua, os princípios sustentáveis em cada uma de nossas decisões, rotinas, gestão e unidades de negócio, mantendo a eficiência operacional. Queremos monitorar e minimizar cada vez mais os impactos das nossas atividades em todos os elos da cadeia, para que possamos entregar ao cliente um produto com um conceito de sustentabilidade, disseminando a importância do tema entre os nossos consumidores.

Nosso principal objetivo é entregar Produtos Fantásticos bem localizados, que atendam a necessidade dos nossos clientes e que não tenham problemas futuros no pós-ocupação. Em nossa jornada, queremos monitorar, minimizar os impactos gerados na vizinhança, reduzir o consumo de recursos não renováveis, neutralizar as emissões, capacitar as pessoas e gerar engajamento na pauta ESG.

Política de Qualidade

Atualizada em 2021, nossa Política de Qualidade está alinhada com os critérios ESG e com os valores, propósito e visão estratégica da Companhia. Esses princípios são fundamentais para desenvolver o Projeto Produto Fantástico, ferramenta de concretização do nosso propósito de transformar o produto imobiliário em uma plataforma que atenda não só a demanda por moradia de nossos clientes, mas outras demandas reais das pessoas. O cliente é visto e atendido em sua integridade humana, independentemente do padrão do empreendimento. Cinco vertentes se destacam em nossa Política de Qualidade:

Sustentabilidade

estímulo aos colaboradores para que desenvolvam as práticas sustentáveis aplicadas em todos os produtos e processos;

Treinamento, desenvolvimento e qualificação

aperfeiçoamento constante da equipe para a entrega de Produtos Fantásticos que atendam à expectativa do cliente;

Gestão de risco e compliance

disseminação da cultura de compliance, com base no Código de Ética, que apresenta os princípios éticos, direitos e deveres, além de garantir as diretrizes da Companhia;

Saúde e segurança no trabalho

mitigamos os riscos aos quais nossos colaboradores possam estar expostos, visando o bem-estar da equipe e a melhoria da qualidade de vida; e

Clientes e processos

modelo interno de gestão que permite avaliar processos, definir metas e mensurar resultados para aumentar a satisfação dos clientes, atender às partes interessadas e desenvolver produtos fantásticos e rentáveis.

Problema Zero

A ferramenta Problema Zero é mais um dos recursos na busca de técnicas mais sustentáveis. A plataforma permite estudar as melhores práticas construtivas para aperfeiçoar os padrões operacionais da Even e evitar/mitigar impactos negativos. Biodiversidade e uso do solo estão entre os temas tratados de forma multidisciplinar.

A ferramenta dispõe de uma métrica associada à redução dos problemas de patologias/chamados na Assistência Técnica (AST), e nossa meta é, no futuro, zerar as chamadas AST, o que justifica a denominação "Problema Zero". Por ser um projeto de longo prazo, criamos, em 2020, o IDT (Índice de Desempenho Técnico) para acompanhar a evolução do Problema Zero, que, em 2021, registrou redução de 2,5%. O índice analisa instalações elétricas, acompanha alterações hidráulicas e avalia diversos pontos, como acústica, estanqueidade de eventuais vazamentos, interfonia, conservação estética da fachada e impermeabilização.

Projetos sociais

Em função das limitações impostas pela pandemia, tivemos que protelar diversos projetos sociais que exigiam ações presenciais, mas implantamos uma nova iniciativa em 2021: fechamos parceria com o programa Tampinha Legal, o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular, de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, que tem como objetivo ampliar o engajamento e a sensibilização dos vizinhos de nossas obras e de nossos funcionários em relação a temas como reciclagem e coleta seletiva.

O Tampinha Legal fomenta e incentiva a coleta de tampas de plástico de produtos alimentícios, de higiene pessoal e de higiene doméstica, além de tampas de refrigerantes, bombonas de água de 20 litros, embalagens de troca de óleo, entre outros. Todos os valores obtidos com o projeto serão destinados integralmente a entidades assistenciais participantes, sem rateio de material ou repasses de valores.

Mantivemos, também, a política de colocar fotos de crianças desaparecidas nos tapumes de nossas obras e participamos de campanhas de doação de agasalho, livros e brinquedos para comunidades carentes.

Para 2022, será criado um Comitê de Voluntariado com a intenção de reestruturar os programas de voluntariado corporativo. O programa, suspenso em 2020 devido à necessidade de distanciamento social, é uma solicitação dos colaboradores, que já são voluntários em outros iniciativas.

Ação Vizinho

Ciente dos impactos durante a fase de construção dos empreendimentos, implantamos o programa Ação Vizinho. Na área social, o Programa tem o intuito de conscientizar as comunidades do entorno acerca da importância da segregação de resíduos recicláveis, por meio de baias de coleta seletiva que estão instaladas em todos os empreendimentos em construção. (Clique aqui para saber mais sobre a proposta).

Copyright 2022 - Even - Todos os direitos reservados - CréditosSobre este Relatório - Política de privacidade
magnifiercrossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram